Muitas são as estratégias do Projeto Ciclista Seguro, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Trânsito de Sant’Ana do Livramento, em parceria com o movimento internacional instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) que trata sobre a Década de Ações de Segurança no Trânsito. A ação visa também atender às regras descritas no CTB (Código de Trânsito Brasileiro) no que diz respeito aos ciclistas. A ação ocorreu na última sexta-feira (18) à noite.
O público-alvo desta mobilização são todos que transitam por meio das bicicletas, seja para lazer, esporte ou deslocamento habitual; além dos demais motoristas em geral, que também fazem parte do grupo interventor, no que tange ao cuidado e atenção durante o uso das vias urbanas.
O planejamento está dividido em programas, campanhas e promoção de atividades, que visam ações de educação para o trânsito, orientando sobre as regras e boas práticas, e se dará através de parcerias com empresas, associações de ciclistas e ONG’s, que colocarão em prática as ações educativas.
As atividades práticas dessa iniciativa tiveram uma importante movimentação na última semana, onde os agentes de trânsito se deslocaram até algumas das avenidas principais, e estiveram abordando de forma educativa esses condutores, e através da distribuição de panfletos, promoveram a reflexão sobre as medidas de segurança.
Além disso, estiveram distribuindo e fazendo a aplicação de sinalizadores, os “pisca-piscas”, pois durante suas operações noturnas perceberam que havia cidadãos que voltavam de seus trabalhos à noite sem fazer o uso dos equipamentos necessários para um tráfego seguro. No ato de distribuição, foi feito um cadastro de cada usuário e logo após a aplicação dos luminosos.